O Chat‑TCE, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE‑AM), foi destacado nesta quarta-feira (6) como exemplo de inovação no serviço público durante o Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Rio de Janeiro.
A menção à ferramenta foi feita no painel “Redes Sociais, o futuro da comunicação pública e o impacto da transformação digital”, por Marcelo Senise, presidente do Instituto Brasileiro para Regulamentação da Inteligência Artificial (IBRIA), que afirmou:
“O Chat-TCE é um exemplo prático e funcional de como a inteligência artificial pode ser aplicada com eficiência para facilitar o acesso à informação pública.”
A ferramenta responde a uma média de 5 mil perguntas por mês, principalmente relacionadas a licitações. O painel também contou com a participação de Gustavo Igreja, chefe da Divisão de Comunicação Audiovisual do Banco Central do Brasil (BCB), e foi mediado por Domingos Augusto Taufner.
O Chat‑TCE integra as ações do Tribunal voltadas à modernização digital e à adoção de tecnologias emergentes, que têm sido fortalecidas sob a gestão da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins. Recentemente, o TCE-AM também lançou a plataforma Amazon.IA, baseada em inteligência artificial generativa para uso interno dos servidores da Corte.
“A inovação tecnológica é um caminho sem volta na administração pública. Nosso objetivo é tornar a fiscalização cada vez mais eficiente, transparente e acessível à sociedade”, declarou a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins.
Além do chatbot amazonense, o painel apresentou outras iniciativas de uso de inteligência artificial no controle externo, como o sistema do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM‑SP), que transforma auditorias em mensagens no WhatsApp, e o painel interativo do Tribunal de Contas da União (TCU), capaz de apontar desvios em tempo real.
A programação do CNCTC 2025 reúne comunicadores, especialistas e membros de tribunais de contas de todo o país sob o tema “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”, com debates sobre inteligência artificial, desinformação, mídias digitais e o fortalecimento da imagem institucional dos TCs.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o TCE-RJ, o TCMRio e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Abracom e da Audicon.
Espia mais: