Uso de internet por adolescentes nas escolas cai após restrição de celulares

Mãos de adolescentes usando celulares; ilustra a restrição de celulares nas escolas e a queda do acesso à internet.
Adolescentes com celulares. Estudo TIC Kids Online Brasil 2025 aponta queda do acesso à internet nas escolas de 51% para 37%. (Foto: Freepik)

Estudo aponta relação entre a queda e a lei que restringe o uso de celulares em colégios

O uso de internet por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos nas escolas brasileiras caiu de 51% em 2024 para 37% em 2025, segundo dados do estudo TIC Kids Online Brasil 2025, divulgados nesta quarta-feira (22) em São Paulo.

A pesquisa, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostra que a queda pode estar relacionada à lei que restringe o uso de celulares em ambientes escolares, em vigor desde o início deste ano.

Lei sobre celulares impacta uso da internet

De acordo com Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, a redução no uso da internet nas escolas coincide com o início da aplicação da medida.

“A coleta começou em março, quando a restrição de celulares já estava implementada. Há uma relação entre a medida e a queda do acesso à internet nas escolas”, afirmou à Agência Brasil.

A pesquisadora também destacou que o tema está inserido em um contexto mais amplo de debates sobre segurança digital e proteção de menores.

“Essa queda pode estar ligada também à discussão política sobre o uso de redes sociais e à expectativa de regulamentações como o ECA Digital”, completou.

Acesso total à internet se mantém estável

Apesar da redução dentro das escolas, o acesso total à internet por crianças e adolescentes no país se manteve estável.

Em 2025, 92% dos jovens entre 9 e 17 anos afirmaram usar a internet, proporção próxima aos 93% registrados em 2024 e 95% em 2023.

O número equivale a 24,6 milhões de pessoas que acessaram a rede nos últimos três meses.

O celular segue sendo o principal dispositivo de acesso, citado por 96% dos entrevistados, seguido por televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%). A maioria dos acessos ocorre em casa (84%), várias vezes ao dia.

Nas escolas, 12% acessam a internet diariamente, 13% uma vez por semana e 9% uma vez por mês.

*Com informações de Agência Brasil

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