Entrega com drone? iFood estreia nova rota aérea após aval inédito da Anac

Drone de entrega do iFood em parceria com a Speedbird Aero transporta caixa sobre área urbana de Aracaju, com prédios residenciais e comerciais ao fundo.
Drone do iFood cruza o céu de Aracaju em rota para Barra dos Coqueiros, em Sergipe. (Foto: Divulgação/iFood)

O iFood deu início, nesta quarta-feira (1º), a uma nova fase no uso de drones para entregas no Brasil. A rota, operada em Sergipe em parceria com a fabricante Speedbird Aero, recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) uma autorização inédita para voos sobre áreas com circulação de pessoas.

Rota aérea cruza o rio Sergipe

O percurso parte do Shopping RioMar, em Aracaju, e segue até o município vizinho de Barra dos Coqueiros, atravessando o rio Sergipe.

O trajeto, que por via terrestre pode levar de 15 a 20 quilômetros e até uma hora de deslocamento, é reduzido para cerca de 4 quilômetros, concluídos em 15 a 30 minutos com o auxílio da aeronave.

Segundo o vice-presidente de operações e logística do iFood, Arnaldo Bertolaccini, a iniciativa busca ampliar a eficiência da rede de entregas e atender uma média de 280 pedidos diários.

“É um transporte multimodal: o drone faz parte do percurso, mas as etapas inicial e final continuam sendo feitas por entregadores em terra”, explicou.

Capacidade dobrada e resistência climática

Os drones utilizados nesta fase têm capacidade para transportar até 5 quilos por viagem, o dobro do limite dos testes anteriores.

Além disso, ganharam resiliência meteorológica, podendo operar mesmo em condições de chuva e vento, um avanço em relação ao projeto-piloto interrompido em 2024.

A frota inicial será composta por duas aeronaves, com operação diária de até dez horas. A aeronave é do tipo multirotor, equipada com oito hélices e compartimento adaptado para transporte das caixas de entrega.

Autorização inédita da Anac

O iFood se tornou a primeira empresa das Américas autorizada pela Anac a realizar entregas comerciais por drones em ambientes urbanos.

A permissão estabelece voos de até 3 quilômetros com cargas de até 2,5 quilos, mas, na prática, o equipamento usado em Sergipe já tem capacidade superior, validada pela parceria com a Speedbird Aero.

A autorização definitiva é considerada um marco pelo setor, pois elimina o caráter experimental que ainda cercava o uso comercial de drones para delivery.

“É um avanço histórico para a aviação civil e para a logística urbana no Brasil”, afirmou Fernando Martins, head de inovação do iFood.

Histórico de testes

O uso de drones pelo iFood começou em 2020, com voos experimentais em Campinas (SP), que resultaram em mais de 300 entregas realizadas em parceria com restaurantes locais.

No fim de 2021, a empresa realizou a primeira rota intermunicipal, justamente entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, sobrevoando o rio Sergipe em um teste que reduziu o tempo de entrega de até 55 minutos por terra para pouco mais de 5 minutos pelo ar.

Após a suspensão em 2024, a retomada vem acompanhada da autorização permanente da Anac e de melhorias na tecnologia da frota.

Expansão para outros estados

A empresa estuda ampliar o uso do modal aéreo para outros estados brasileiros, aproveitando a estrutura de hubs já existentes em grandes centros urbanos.

A estratégia prevê a integração de drones com outros meios de transporte, como bicicletas, motos e carros, tornando as entregas mais rápidas em regiões onde o trânsito costuma gerar atrasos.

“O objetivo é utilizar os drones em rotas complementares, de média distância, que ajudem a encurtar o tempo total de entrega e deem mais escala à operação”, disse Bertolaccini.

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