Lista reúne prompts úteis para utilizar na inteligência artificial da Microsoft; dicas ajudam a fazer pesquisas mais completas e a gerar resumos, gráficos e apresentações
É possível utilizar o Microsoft Copilot, ferramenta de inteligência artificial (IA) da Microsoft para realizar diversas tarefas, desde pesquisas mais específicas e aprofundadas, a busca de preços e produtos, e criação de apresentações, resumos e gráficos. O serviço está disponível na web (https://copilot.microsoft.com/), para aplicativos para PC e Android e iPhone (iOS). Além disso, o Microsoft Copilot funciona de forma integrada em ferramentas como Excel, PowerPoint e Word no Windows 11.
Com comandos (prompts) específicos, é possível gerar resultados mais precisos e adequados ao objetivo do usuário. A plataforma ainda sugere novas perguntas a serem feitas para dar continuidade a tarefa ou refinar as buscas. A seguir, confira seis comandos úteis para testar no Copilot.
1. Pesquisar produtos antes de comprar
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/f/B/z5Vf0QQiOqke9pSO0bJQ/em-seguida-clique-no-botao-copiar-ou-toque-no-codigo-do-cupom-desejado-para-copia-lo-.jpg)
O Microsoft Copilot pode ser um aliado para pesquisar preços e produtos, e realizar compras mais inteligentes. O assistente virtual pode esclarecer dúvidas, apresentar vantagens e desvantagens de diferentes opções e analisar o melhor custo benefício. Com o uso da IA, é possível buscar informações em diversas lojas e sites em poucos segundos, economizando tempo e obtendo informações mais precisas e relevantes para as necessidades do usuário.
Nesse exemplo, testamos o recurso para procurar smartphones com boas câmeras na faixa de preço de até R$ 3 mil. Após inserir o comando, o Copilot retornou uma lista com opções recomendadas, especificações técnicas, links para mais detalhes e até sugestões de lojas confiáveis. A plataforma ainda sugere perguntas complementares, que podem auxiliar o consumidor na sua escolha.
2. Criar resumos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/z/5/bHDCCiSA2Eio7ssKva2g/em-seguida-clique-no-botao-copiar-ou-toque-no-codigo-do-cupom-desejado-para-copia-lo-1-.jpg)
O Copilot também é útil na hora de estudar, organizar informações e revisar documentos. A ferramenta permite criar resumos de forma prática, identificando os pontos principais de textos longos, facilitando a compreensão de conteúdos complexos em poucos segundos. Testamos o recurso pedindo que o Copilot resumisse uma matéria do TechTudo em até cinco frases. A IA entregou os principais tópicos do texto, auxiliando na compreensão geral do assunto abordado.
Esta funcionalidade é especialmente útil para estudantes, profissionais e qualquer usuário que lide com grandes volumes de texto no dia a dia. Além disso, é possível recorrer à plataforma para fazer perguntas sobre o texto ou localizar informações específicas com mais agilidade.
3. Fazer buscas mais aprofundadas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/N/o/vfAfYxSBCEDBUCP9AsKw/em-seguida-clique-no-botao-copiar-ou-toque-no-codigo-do-cupom-desejado-para-copia-lo-3-.jpg)
Utilizando comandos específicos, é possível pedir que a IA da Microsoft faça uma série de buscas relacionadas antes de apresentar um resultado, garantindo informações mais completas e confiáveis. No prompt utilizado neste exemplo, solicitamos à plataforma que fizesse uma pesquisa recursiva de pelo menos quatro buscas sobre os impactos da energia solar na economia antes de responder. Em segundos, o Copilot coletou dados de várias fontes, cruzou informações e retornou um resumo com os pontos principais, incluindo estatísticas e análises de mercado.
Esta dica é útil para auxiliar na produção de artigos, apresentações e relatórios, mas vale para qualquer tipo de busca, já que previne imprecisões e erros. A IA ainda permite refinar as respostas com perguntas adicionais, caso o usuário deseje explorar algum detalhe específico da pesquisa.
4. Criar gráficos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/e/8/CmdjSKRGCiE7CCnL4WsQ/em-seguida-clique-no-botao-copiar-ou-toque-no-codigo-do-cupom-desejado-para-copia-lo-2-.jpg)
É possível utilizar o Copilot para criar diferentes tipos de gráficos a partir de dados e informações de diferentes origens. O recurso é bastante útil para quem trabalha com análises, apresentações ou precisa visualizar números de forma mais organizada. Com apenas um comando, a IA consegue transformar tabelas ou listas de números em gráficos de barras, linhas ou pizza, por exemplo. Neste exemplo, copiamos e colamos os dados de uma tabela e pedimos que a ferramenta criasse uma visualização em colunas. Além de gerar os gráficos, é possível ajustar elementos como cores, títulos e legendas para atender às necessidades de cada projeto.
5. Ler documentos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/3/l/M90slvTbaSlQSiUSisaQ/em-seguida-clique-no-botao-copiar-ou-toque-no-codigo-do-cupom-desejado-para-copia-lo-5-.jpg)
O Copilot ainda pode auxiliar os usuários a encontrar e analisar dados em documentos extensos, como planilhas, PDFs ou relatórios detalhados. Além disso, a ferramenta é útil para localizar informações específicas de forma rápida, poupando o tempo de leitura. Testamos o recurso ao usar um PDF de 33 páginas com uma análise do mercado de vendas brasileiro. Pedimos que a IA encontrasse os principais dados do documento e resumisse as informações em uma frase.
O recurso pode ser utilizado com materiais de outros formatos, como planilhas, por exemplo. A estratégia é útil para trabalhar com relatórios, grandes volumes de dados ou textos acadêmicos. Além disso, o Copilot permite fazer perguntas contínuas sobre o conteúdo do documento, facilitando e direcionando a busca.