A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), e a farmacêutica EMS anunciaram dois acordos inéditos para a produção de liraglutida e semaglutida, medicamentos injetáveis considerados inovadores no tratamento de diabetes e obesidade.
As injeções subcutâneas oferecem alta eficácia e representam um avanço significativo da indústria nacional no desenvolvimento de soluções de alta complexidade.
Os acordos preveem a transferência de tecnologia da síntese do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e do medicamento final para Farmanguinhos, unidade técnico-científica da Fiocruz.
Inicialmente, a produção ocorrerá na fábrica da EMS, em Hortolândia (SP), até que todo o processo seja transferido para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro.
“Este é um marco histórico para a EMS e para a indústria farmacêutica brasileira. Desenvolver, registrar e produzir medicamentos de alta complexidade com tecnologia 100% nacional, e agora transferi-la à Fiocruz, reafirma nosso compromisso com a inovação”, afirma o presidente da EMS, Carlos Sanchez.
“Ao unir forças com parceiros públicos e privados, somamos excelência e inovação. Esta iniciativa contribui para a diversificação de parceiros e para a ampliação do portfólio de produção da Fiocruz”, declarou a vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Priscila Ferraz.
“A liraglutida e a semaglutida inauguram a estratégia da Fiocruz de se preparar também para a produção de medicamentos injetáveis, com a possibilidade de incorporação de uma nova forma farmacêutica. É mais uma ação para fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde”, ressaltou a diretora de Farmanguinhos, Silvia Santos.
O anúncio foi feito durante a terceira edição do Fórum Saúde, promovido em parceria entre o think tank Esfera Brasil e a EMS, reunindo integrantes dos Três Poderes, autoridades, empresários e especialistas para discutir estratégias nacionais e ampliar o acesso da população à saúde.
A CEO da Esfera Brasil, Camila Funaro Camargo Dantas, destacou que o evento é um espaço estratégico para buscar soluções para a área.
“A inovação tecnológica, a eficiência operacional e os investimentos são pilares para o fortalecimento da indústria farmacêutica nacional, impulsionando o dinamismo econômico de todo o país”, afirmou.
Espia mais: