O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Manaus nesta terça-feira (9) para inaugurar o prédio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia).
Além da cerimônia, Lula deve visitar projetos de infraestrutura digital e entregar a obra do cabo subfluvial da Infovia 04, que conecta Boa Vista (RR) ao Amazonas, dentro do Programa Norte Conectado.
CCPI Amazônia
Com sede em Manaus, o centro será responsável por articular forças de segurança do Brasil e de países vizinhos no combate a crimes como garimpo ilegal, tráfico de drogas, contrabando de armas, grilagem de terras e sonegação de impostos.
A estrutura terá serviço de inteligência, divisões de operações e logística, sala de videomonitoramento, gabinete de crise e espaço para imprensa.
A coordenação será feita pela Polícia Federal, em integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional.
O CCPI é resultado de compromissos firmados na Carta de Belém, com a participação de Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além dos estados da Amazônia Legal.
Estrutura e investimentos
As atividades começaram em junho deste ano, com a inauguração da central de monitoramento da Polícia Federal em Manaus.
O centro foi viabilizado por meio de parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com recursos do Fundo Amazônia no valor de R$ 318,5 milhões.
Do total, R$ 36,7 milhões foram destinados especificamente ao CCPI, para aluguel do imóvel por três anos, aquisição de equipamentos, mobiliário, viaturas e lanchas.
Agenda presidencial
Durante a passagem por Manaus, Lula também participa do lançamento de um dos maiores projetos de infraestrutura digital da região, com a interligação das infovias do Programa Norte Conectado.
Espia mais:











