Amazon é acusada de enganar clientes e pagará US$ 2,5 bi em multas nos EUA

Fachada da Amazon em prédio nos EUA, empresa pagará US$ 2,5 bilhões em multas por práticas enganosas.
A Amazon, que terá de pagar US$ 2,5 bilhões em acordo com a FTC nos EUA, é acusada de induzir clientes ao Prime com práticas enganosas. (Foto: Shutterstock)

Cerca de 35 milhões de assinantes nos EUA poderão receber ressarcimento; acordo inclui mudanças na forma de inscrição e cancelamento do serviço

A Amazon firmou um acordo de US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 13,4 bilhões) com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) para encerrar acusações de práticas enganosas ligadas ao programa Prime. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25).

Segundo a FTC, a empresa terá de pagar US$ 1,5 bilhão em um fundo de reembolso destinado a aproximadamente 35 milhões de assinantes. Além disso, outros US$ 1 bilhão serão pagos em multas.

A investigação apontou que clientes teriam sido induzidos a assinar o Prime sem clareza sobre os termos, além de enfrentarem dificuldades para cancelar o serviço.

Reembolsos e critérios

De acordo com documentos judiciais, clientes que se inscreveram no Prime entre junho de 2019 e junho de 2025 por meio de ofertas consideradas enganosas pela FTC, e que não utilizaram mais de três benefícios do programa no ano seguinte à inscrição, receberão automaticamente US$ 51 em restituição.

O acordo também prevê a possibilidade de pedido de ressarcimento por usuários que tentaram cancelar a assinatura, mas não conseguiram.

Compromissos assumidos

A Amazon concordou em implementar mudanças operacionais. Entre elas estão a criação de um botão visível para recusar a assinatura Prime, maior clareza nas informações durante o registro e a facilitação do processo de cancelamento.

Um supervisor independente será designado para monitorar a conformidade das medidas.

Reação da empresa

Em nota, a Amazon afirmou que o acordo permitirá “seguir em frente e se concentrar nos clientes”. A companhia destacou que busca oferecer clareza na adesão e cancelamento, além de valor agregado aos assinantes.

Lançado em 2005, o Prime foi inicialmente oferecido a US$ 79 por ano. Hoje, a assinatura anual custa US$ 139 nos EUA.

No primeiro semestre de 2025, o programa gerou US$ 23,9 bilhões em receitas, consolidando-se como um dos principais motores de crescimento da empresa.

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