Quem matou Odete Roitman? Remake de “Vale Tudo” terá final guardado a sete chaves

A atriz Débora Bloch na pela da vilã Odete Roitman (Foto: Rudy Huhold/TV Globo)

A Globo montou um esquema especial para manter em segredo o assassino no remake de Vale Tudo. A pergunta “Quem matou Odete Roitman?” só será respondida no capítulo final, e para evitar vazamentos, apenas a atriz Debora Bloch e o diretor Paulo Silvestrini terão acesso à cena, que será gravada pouco antes de ir ao ar.

A estratégia repete, em parte, o que ocorreu na exibição original da novela em 1988, quando o mistério “Quem matou Odete Roitman?” mobilizou o país. Naquela época, não havia redes sociais, o que hoje exige um controle ainda maior da divulgação de informações.

Segundo apuração, a autora Manuela Dias mantém roteiros adiantados e já se aproxima da reta final. Serão escritas versões alternativas, com diferentes possíveis assassinos, mas apenas uma será gravada.

Está definido que a personagem Leila, vivida por Carolina Dieckmann, não será a responsável, como ocorreu na trama original.

Finais alternativos

O recurso de gravar finais alternativos foi comum na Globo, especialmente entre as décadas de 1980 e 2000, para evitar vazamentos em desfechos de novelas.

Nos últimos anos, a emissora reduziu a adoção desse tipo de esquema, mesmo em produções de grande audiência.

Vale Tudo vem registrando crescimento desde o início de julho e fechou o mês com 24 pontos de audiência nacional, o melhor resultado do horário das nove em 11 meses, desde os 26 pontos de Renascer (2024).

O folhetim também recuperou o posto de atração inédita mais vista da TV brasileira, antes ocupado por Dona de Mim, exibida às sete da noite.

Aguinaldo Silva revela que vazamento mudou final em 1988

Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, em 2024, o autor Aguinaldo Silva contou que, desde a concepção da sinopse de Vale Tudo, o assassino de Odete Roitman seria Marco Aurélio, personagem vivido por Reginaldo Faria. Semanas antes da gravação da cena decisiva, a revista Contigo publicou na capa a revelação.

Segundo Aguinaldo, a equipe decidiu não desmentir a informação, mas também não confirmar. Para preservar o impacto da cena, optou-se por mudar o desfecho e atribuir o crime a Leila, papel de Cássia Kis, solução que foi gravada e exibida no último capítulo.

O remake de Vale Tudo está previsto para ficar no ar até outubro, quando será substituído por Três Graças, novela que marcará o retorno de Aguinaldo Silva à Globo após cinco anos.

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso

Deixe um comentário