Globo testa novelas em formato de celular após sucesso de produções no TikTok

Jade Picon em divulgação de novela vertical da Globo em formato para celular.
A atriz Jade Picon participa do projeto de novela vertical da Globo, gravado em setembro, que será exibido em formato para celular. (Foto: Divulgação/TV Globo)

A Globo gravou, no último dia 9, o piloto de um novo projeto de novela vertical, formato pensado para consumo em celulares e dispositivos móveis, com capítulos curtos de até cinco minutos. A trama é protagonizada por Debora Ozório, Daniel Rangel e Jade Picon.

Na história, Paula (Debora Ozório) sonha em se casar com Lucas (Daniel Rangel), mas enfrenta a rivalidade de sua melhor amiga, Soraia (Jade Picon).

Movida pela inveja, Soraia tenta conquistar o noivo da protagonista e ainda se apossar da herança dele.

O episódio-piloto foi dirigido por Adriano Melo e contou também com a participação de Lilia Cabral, que interpreta a mãe do personagem de Rangel.

O nome do autor do enredo ainda não foi divulgado pela emissora. O material segue em análise pela direção da Globo, que decidirá se a produção será aprovada para sequência.

O formato de novelas verticais

As novelas verticais vêm ganhando espaço no mercado audiovisual por serem pensadas para a tela do celular, com linguagem rápida e capítulos curtos.

O formato já se mostrou popular em plataformas como o ReelShort, responsável pela produção de “A vida secreta do meu marido bilionário”, primeira produção desse tipo no Brasil que conquistou público principalmente no TikTok.

Outros projetos em teste

Além do projeto com Debora Ozório, Daniel Rangel e Jade Picon, a Globo também gravou em 2025 o piloto de “Vidas Paralelas” (título provisório), inspirado em doramas japoneses e coreanos.

Criado por Walcyr Carrasco, o enredo acompanha um jovem conquistador, vivido por André Luiz Frambach, que esconde ser filho do dono de um grande escritório de advocacia. No ambiente profissional, ele acaba se apaixonando pela mocinha interpretada por Giullia Buscacio.

O elenco inclui ainda Marcelo Serrado, Flávia Alessandra, Kelzy Ecard, Felipe Camargo, Olivia Araujo, Caroline Dallarosa e Danilo Maia. A decisão sobre a continuidade do projeto também dependerá da avaliação da direção da emissora.

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso