O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, deve gerar uma movimentação recorde no varejo brasileiro. De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas devem alcançar R$ 9,96 bilhões, o maior volume dos últimos dez anos.
Se confirmada a projeção, o resultado supera o patamar de R$ 9,76 bilhões registrados em 2019, antes da pandemia, e o valor de R$ 9,45 bilhões em 2015, que até então era o recorde histórico.
Data é a terceira mais importante para o varejo
Tradicionalmente, o Dia das Crianças ocupa o terceiro lugar no calendário do varejo nacional, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
“Historicamente, o Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais relevante do comércio brasileiro”, afirmou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Em 2024, o Natal movimentou R$ 72,8 bilhões, enquanto o Dia das Mães, em maio de 2025, atingiu R$ 14,5 bilhões.
Manaus: 98% pretendem presentear
No Amazonas, a pesquisa da Fecomércio AM, realizada em agosto pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), revelou que 98% dos consumidores de Manaus pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças.
A maioria dos entrevistados disse que deve deixar as compras para os últimos dias:
- 55% comprarão na semana da data,
- 21% na véspera,
- 15% até duas semanas antes, e
- 9% apenas no próprio dia 12.
Os filhos e enteados aparecem como os principais presenteados (52%), seguidos por sobrinhos (20%), netos (17%) e afilhados (8%).
Gasto médio e preferências
O levantamento indica que 63% dos consumidores manauaras planejam gastar entre R$ 81 e R$ 250 por presente.
Outros 17% gastarão até R$ 80, 13% entre R$ 251 e R$ 400, e 7% pretendem desembolsar mais de R$ 400.
Os brinquedos e jogos lideram a lista de compras (31%), seguidos de roupas (19%), calçados (15%) e refeições especiais (5%).
Lojas físicas seguem como preferência
Apesar do crescimento das vendas on-line, 89% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar em lojas físicas. Entre as formas de pagamento, 49% pagarão à vista (em dinheiro ou Pix) e 45% usarão cartão de crédito.
As promoções e ofertas (32%) são o principal atrativo para a decisão de compra, seguidas de qualidade dos produtos (22%) e bom atendimento (14%).
Panorama geral
Os dados nacionais da CNC e os números regionais da Fecomércio AM reforçam a importância da data para o varejo e para o consumo das famílias.
Além de impulsionar o comércio, o Dia das Crianças também movimenta setores como alimentação, vestuário e entretenimento, tradicionalmente aquecidos durante o feriado prolongado de 12 de outubro.
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