O projeto Circuito Circo para Todos realiza oficinas circenses para pessoas com deficiência em diferentes pontos do Amazonas. As ações utilizam atividades como o malabarismo como ferramenta de integração social e desenvolvimento motor e cognitivo.
Na sexta-feira (31/10), às 9h, a iniciativa será realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Manaus, no bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital, com oficina voltada a pessoas com deficiência intelectual.
O projeto também estará na Escola Estadual Augusto Carneiro, localizada na avenida Lourenço da Silva Braga, Centro de Manaus, no dia 6 de novembro, às 9h. A unidade atende alunos surdos, que participarão das atividades de vivência circense.
As ações contam com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além do Conselho Estadual de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e Fundo Estadual de Cultura (FEC).
Ações no interior
A primeira oficina desta edição ocorreu no dia 21 de outubro no Centro Mamãe Margarida, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), reunindo jovens e adultos.
O projeto foi idealizado pela artista circense Teffy Rojas e utiliza o malabarismo como estratégia de estímulo à coordenação, foco e convivência coletiva. Desde 2024, as oficinas são realizadas em centros de apoio e instituições sociais em Manaus, com expansão a novos locais em 2025.
Segundo a organização, o objetivo é promover atividades inclusivas e ampliar o acesso à arte circense para pessoas com deficiência no estado.
Espia mais:











