Projeto leva oficinas circenses inclusivas a pessoas com deficiência no Amazonas

Pessoa realizando atividade circense durante oficina inclusiva do projeto Circo para Todos no Amazonas
Projeto Circo para Todos realiza atividades circenses com pessoas com deficiência no Amazonas. (Divulgação)

O projeto Circuito Circo para Todos realiza oficinas circenses para pessoas com deficiência em diferentes pontos do Amazonas. As ações utilizam atividades como o malabarismo como ferramenta de integração social e desenvolvimento motor e cognitivo.

Na sexta-feira (31/10), às 9h, a iniciativa será realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Manaus, no bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital, com oficina voltada a pessoas com deficiência intelectual.

O projeto também estará na Escola Estadual Augusto Carneiro, localizada na avenida Lourenço da Silva Braga, Centro de Manaus, no dia 6 de novembro, às 9h. A unidade atende alunos surdos, que participarão das atividades de vivência circense.

As ações contam com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além do Conselho Estadual de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e Fundo Estadual de Cultura (FEC).

Ações no interior

A primeira oficina desta edição ocorreu no dia 21 de outubro no Centro Mamãe Margarida, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), reunindo jovens e adultos.

O projeto foi idealizado pela artista circense Teffy Rojas e utiliza o malabarismo como estratégia de estímulo à coordenação, foco e convivência coletiva. Desde 2024, as oficinas são realizadas em centros de apoio e instituições sociais em Manaus, com expansão a novos locais em 2025.

Segundo a organização, o objetivo é promover atividades inclusivas e ampliar o acesso à arte circense para pessoas com deficiência no estado.

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso

Deixe um comentário