SEPcD abre inscrições para crianças com deficiência participarem de equoterapia

Criança com deficiência montada em cavalo durante atividade de equoterapia, acompanhada por equipe da Polícia Militar em Manaus.
Crianças com deficiência terão a oportunidade de participar de atividade gratuita de equoterapia, promovida pela SEPcD em parceria com a Polícia Militar. (Foto: Arquivo/Sejusc e PMAM)

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) abre inscrições para equoterapia voltada a crianças com deficiência no Amazonas. A atividade será gratuita e ocorrerá no dia 30 de setembro, no Regimento de Polícia Montada Coronel Bentes, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em Manaus.

A ação encerra a programação do Setembro Verde, campanha voltada à inclusão das pessoas com deficiência.

As inscrições começaram na segunda-feira (15) e seguem até a próxima sexta-feira (19), por meio de formulário disponível no link https://forms.gle/ZgNzhvJbADBqrJ5k6 e no Instagram oficial da secretaria (@sepcdam). Com dez vagas disponíveis, o resultado será divulgado no dia 22 de setembro.

Como funcionam as inscrições da SEPcD para equoterapia

Podem ser inscritas crianças a partir de quatro anos. O responsável deverá informar dados como nome completo, idade, documento de identificação, telefone, tipo de deficiência (auditiva, física, múltipla, visual ou intelectual), além do nome do acompanhante.

Será necessário apresentar a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) ou laudo médico.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo em abordagens interdisciplinares e multidisciplinares, voltadas para ganhos psicomotores e sociais.

“É uma parceria gratuita que atende desde crianças a adultos PcDs, com foco em estimular o convívio social. Muitos não gostam do toque físico, mas com a atividade eles saem de lá mais dispostos ao contato”, afirmou a secretária da SEPcD, Selma Banes.

Setembro Verde e ações da SEPcD para PcDs

A ação é promovida pela SEPcD em parceria com a Polícia Militar do Amazonas. No início do mês, outra atividade integrou o calendário, com terapia assistida pela Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).

O Setembro Verde busca conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência e combater a discriminação. Durante o mês, a SEPcD promoveu atividades educativas, lúdicas e de fiscalização, em conjunto com órgãos como ARSEPAM, Procon-AM e IMMU, para garantir o acesso prioritário e a gratuidade previstas em lei.

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso