De Parintins para São Paulo: Arujá promove festival com Caprichoso e Garantido

Bois Caprichoso e Garantido vão se apresentar em Arujá, São Paulo. (Foto: Reprodução)

A cidade de Arujá (SP) volta a mergulhar na atmosfera do Festival de Parintins neste fim de semana. Entre os dias 29 e 31 de agosto, o município promove a 26ª edição do Festival Duas Tribos de Parintins, que integra o 1º Festival Folclórico de Arujá, no Clube União Arujaense.

O ponto alto da programação será o tradicional duelo simbólico entre os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho), marcado para sábado (30), às 19h30.

Tradição de mais de duas décadas

Criado em 1999 pela professora Marize e alunos da 7ª série da Escola Estadual Dr. René de Oliveira Barbosa, o festival nasceu como um projeto pedagógico.

Com o tempo, cresceu e transformou Arujá em referência cultural, conhecida como a “Parintins Paulista”, por manter viva a tradição do boi-bumbá amazonense.

Programação

A programação do festival inclui apresentações musicais e artísticas, além de manifestações folclóricas:

  • Shows de Ianayra, Edilson Santana e da Banda Canto da Mata
  • Apresentações dos itens oficiais de Arujá, com figurinos assinados por Alfraney Cruz, figurinista de Parintins, e Renan Ruiz, figurinista local
  • Danças típicas e manifestações populares
  • Espaço de gastronomia inspirada na cultura amazônica

Entrada solidária

A participação no evento pode ser garantida com a troca de 1 kg de alimento não perecível por um abadá, que dá acesso especial às apresentações. São 500 unidades disponíveis, com arrecadação destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Arujá.

Quem não conseguir o abadá poderá acompanhar o espetáculo gratuitamente.

Realização

O festival é organizado pela Prefeitura de Arujá, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Conta ainda com apoio do Portal A+, liderado pela jornalista Ariane Barbosa, ex-aluna envolvida no projeto original, além da Approach Produções e empresas parceiras.

Mais informações estão disponíveis no perfil oficial: @bumbaruja.

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso

Deixe um comentário