UEA terá mini campus no Selva Park e usará Alfândega para Escola de Artes

Vista aérea do antigo parque aquático Selva Park, em Manaus, atualmente desativado e tomado pela vegetação.
Área do antigo Selva Park, em Manaus, doada para a UEA e que será usada para a construção de um mini campus. (Foto: Marcus Evangelista)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) oficializou nesta sexta-feira (19) a posse de dois terrenos em Manaus: o prédio histórico da Alfândega, no Centro, e a área do antigo balneário Selva Park, no bairro da Paz. Os espaços foram repassados pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), em articulação com o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM).

O reitor da UEA, André Zogahib, anunciou a novidade durante a cerimônia de posse de diretores e coordenadores da instituição.

Segundo ele, o prédio da Alfândega, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será destinado a atividades ligadas à Escola de Artes e Turismo, como exposições e mostras.

“É um prédio da universidade, para ser utilizado pelas escolas da capital e centros do interior”, disse Zogahib, destacando a importância do espaço como referência cultural e educacional.

Já o terreno do Selva Park, que possui 142 mil metros quadrados e funcionou como área de lazer até 2012, será utilizado para a construção de um mini campus.

A proposta é transferir parte das unidades da UEA que hoje funcionam em prédios alugados, reduzindo custos de manutenção e aluguel.

“As operações de posse não vão custar nenhum centavo para a universidade. A ideia é desonerar despesas e concentrar estruturas em um espaço próprio”, afirmou o reitor.

Ainda não há prazo para o início das obras de adaptação e ocupação dos dois locais. Os trâmites legais estão em fase de conclusão.

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso