Queijo manteiga de Parintins conquista bronze em concurso mundial na França

Queijo manteiga de Parintins premiado no Mondial du Fromage 2025, na França
O queijo manteiga da Leiteira Macurany conquistou medalha de bronze no Mondial du Fromage 2025, em Tours. (Foto: Divulgação)

Produto da Leiteira Macurany foi premiado no Mondial du Fromage de Tours 2025

O queijo manteiga produzido em Parintins conquistou medalha de bronze no Mondial du Fromage de Tours 2025, na França, neste domingo (14). O produto vencedor foi o Queijo Manteiga Blend, da Leiteira Macurany, elaborado a partir da combinação de leite de vaca e de búfala.

De acordo com os produtores Michele Carvalho e Isandrey Azêdo, a participação no concurso internacional contou com apoio da Prefeitura de Parintins, do Governo do Amazonas e do Sebrae.

A premiação coloca o produto amazônico entre os melhores do mundo em um dos principais eventos do setor de laticínios.

Michele Carvalho e Isandrey Azêdo. (Foto: Divulgação)

Receita e tradição do queijo manteiga

O diferencial do queijo manteiga parintinense está no sabor que mistura leite de búfala e de vaca.

“O regional do Amazonas é o queijo manteiga. A gente não poderia trazer outro queijo que não fosse o nosso tradicional, raiz da nossa terra. Quando ganhamos um prêmio com o queijo manteiga, Parintins também ganha”, afirmou o produtor Isandrey Azêdo.

Experiência internacional

Os produtores viajaram à França no início de setembro para formação na área de lácteos e também atuaram como jurados no concurso, avaliando queijos de países como Polônia, Israel, França, Espanha e Itália.

“Só nós do Amazonas fomos jurados. Ela (Michele) avaliou queijos de outros cantos do mundo. Isso, para nós, é uma boa experiência que tivemos aqui”, disse Azêdo.

Reconhecimento

O queijo manteiga da Leiteira Macurany já havia conquistado medalha de ouro na ExpoQueijo Brasil 2023, em Araxá (MG), além de títulos em feiras agropecuárias no Amazonas.

“Meu agradecimento especial aos parceiros que nos apoiam nessa missão, em nome do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, o Governo do Amazonas, a Sepror e o Sebrae”, destacou o produtor.

Produção

A Leiteira Macurany possui certificação pelo Selo Arte, que permite a comercialização nacional, e conta com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura de Parintins.

O portfólio inclui queijos, iogurtes e doces de leite disponíveis em supermercados locais e eventos regionais. Com o Selo Arte, a empresa ampliou o mercado para todo o Brasil.

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso