A Prefeitura de Parintins e o Governo do Amazonas deram início, nesta quinta-feira (4), aos encontros que vão definir o novo projeto de ampliação do Centro Cultural Bumbódromo, espaço que abriga o Festival Folclórico de Parintins. A reunião aconteceu no Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro e contou com representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, do Governo do Estado e do consórcio responsável pela elaboração da proposta.
Projeto prevê mais espaço e acessibilidade
Segundo o consórcio de empresas contratado, o projeto inclui a desapropriação de dois quarteirões vizinhos ao Bumbódromo, onde serão construídos novos lances de arquibancadas superiores. A ideia é ampliar a capacidade do espaço para receber um público ainda maior e, ao mesmo tempo, criar áreas acessíveis que possam ser utilizadas durante todo o ano pela população de Parintins.
O secretário de Infraestrutura do município, Albano Albuquerque, afirmou que a participação da Prefeitura neste processo é essencial para garantir que a obra atenda às necessidades locais.
“A Prefeitura de Parintins se faz presente aqui na primeira reunião para tratar o novo projeto do Bumbódromo, se faz presente para achar os melhores meios também, dando ideias, sugestões para que o consórcio faça o melhor projeto e entregue à população um projeto que atenda todas as demandas do município”, disse.
Participação da sociedade civil
De acordo com o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa do Estado, Cândido Jeremias, o projeto será construído de forma coletiva, com audiências públicas e diálogo com diferentes setores.
“Temos algumas conversas para dialogar com algumas frentes sobre ampliação e reforma do novo Bumbódromo aqui de Parintins. Iniciamos essa semana tendo diversas reuniões com órgãos municipais, órgãos estaduais e também órgãos que fazem parte da administração indireta. A ideia é trazer a sociedade civil para somar junto”, destacou.
O arquiteto Carlos de Le Carde, especialista em grandes arenas na América Latina e integrante do consórcio, ressaltou que a visita ao Festival de Parintins foi fundamental para compreender a importância cultural da obra.
“Isso foi fundamental para dotar a equipe estratégica do projeto dessa cultura parintinense e da paixão que move a cidade. Existem questões estéticas representativas dos povos originários que precisam fazer parte do projeto, assim como a criação de uma praça de interface entre a população e o equipamento”, afirmou.
Próximos passos
Novos encontros devem ocorrer até o final do ano, quando será apresentado o projeto definitivo de ampliação do Bumbódromo. A consulta também incluirá representantes dos bois Caprichoso e Garantido, que têm participação central no Festival de Parintins.
Espia mais: