Novo Caic TEA é inaugurado em Manaus com foco no atendimento a crianças com autismo
Novo Caic TEA Gilson Moreira foi inaugurado na zona norte de Manaus e amplia o atendimento a crianças com autismo. (Fotos: Arthur Castro, Alex Pazuello e Diego Peres/Secom)
Wilson Lima inaugura segundo Caic TEA e amplia atendimento a crianças com autismo em Manaus
O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou nesta quinta-feira (23/10) o segundo Centro de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Caic TEA) em Manaus. O Caic TEA Gilson Moreira está localizado no bairro Mundo Novo, zona norte da cidade. A entrega ocorreu na véspera do aniversário de 356 anos de Manaus.
“A nossa preocupação foi em fazer um atendimento integral, não só para a criança, que vai ser atendida por esse Caic, mas também à mãe e familiares. Todo esse trabalho que estamos fazendo é ouvindo a sociedade civil organizada, as instituições, os profissionais, para que a gente possa fazer uma entrega inclusiva e fazer com que essas crianças sejam compreendidas, sejam aceitas e que elas também tenham a condição de ser um adulto funcional”, afirmou o governador.
Com a inauguração, o Governo do Amazonas amplia o acesso a terapias multiprofissionais voltadas a crianças com autismo. O primeiro centro foi entregue em julho, na zona leste, e a terceira unidade, o Caic TEA Afrânio Soares, deve ser inaugurada até dezembro, na zona sul de Manaus.
O projeto faz parte da reestruturação dos 11 Caics da rede estadual de saúde, reformados pela gestão estadual. As unidades passaram a funcionar com novos serviços, como polos de reabilitação, unidades odontológicas e centros especializados em autismo.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade; dos deputados Mário César Filho; dos vereadores Saimon Bessa, Diego Afonso, Paulo Tyrone e Marco Castilhos; da secretária de Saúde, Nayara Maksoud; da secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen Santos; e de representantes da Defensoria Pública do Estado, do Conselho Estadual de Saúde e de movimentos ligados às mães atípicas.
O novo Caic TEA amplia a rede de atenção à saúde infantil. O prédio foi adaptado para oferecer um ambiente adequado às terapias e aos estímulos sensoriais das crianças. Os atendimentos começaram logo após a inauguração.
A unidade é resultado de parceria entre o Governo do Amazonas e a Rede TEIA Agir, instituição especializada em terapias para o autismo que também atua em Goiás e São Paulo.
O Caic segue o mesmo modelo do Caic TEA José Contente, inaugurado em julho na zona leste, e atende crianças de até 11 anos com diagnóstico confirmado de autismo.
Cada paciente recebe um Plano Terapêutico Singular (PTS), elaborado por uma equipe multiprofissional.
O método adotado é baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), reconhecida internacionalmente no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O acompanhamento inclui avaliações periódicas e devolutivas às famílias, com duração média de seis meses.
A equipe multiprofissional conta com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, psicomotricistas, nutricionistas, assistentes sociais e médicos. As diferentes especialidades atuam de forma integrada para garantir o desenvolvimento das crianças.
O prédio do Caic Gilson Moreira passou por reforma realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), com recursos do Fundo de Promoção Social. As obras incluíram melhorias estruturais, elétricas e de acessibilidade.
Para Marcelle Gomes, 25 anos, mãe de Samuel, de 6 anos, diagnosticado com autismo aos dois, a inauguração representa um avanço no acesso às terapias.
“Esse espaço, reunindo todas as terapias em um local só, é muito importante, fica muito mais fácil, mais previsível pra ele. Tem muitos lugares que não é nem um terço. É uma causa que a gente luta há muito tempo e, hoje em dia, ter o governo apoiando a causa e ajudando nossos filhos é muito bom”, disse.
A unidade conta com espaços projetados para estímulos sensoriais. O Jardim Molhado promove o contato das crianças com a água e a natureza. A Sala Multisense oferece recursos de luz, som, texturas e estímulos controlados.
Já a Área de Estimulação Psicomotora tem brinquedos adaptados e piso amortecido, e a Sala de Integração Sensorial recebeu brinquedos da campanha Doe Brinquedos e Ganhe Sorrisos.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Manage Consent
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.