Manaus terá 20 novos radares, incluindo modelo que detecta veículos pesados

Radares eletrônicos em poste monitoram o trânsito em avenida de Manaus com fluxo de carros e sinalização do IMMU
Novos radares estão sendo instalados em vias de Manaus para monitorar velocidade e circulação de veículos pesados (Foto: Divulgação/IMMU)

A cidade de Manaus receberá 20 novos radares eletrônicos de fiscalização de trânsito, entre eles equipamentos inéditos capazes de identificar o tráfego de veículos pesados. A informação foi confirmada nesta terça-feira (28) pelo vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda Júnior, em entrevista ao Jornal do Amazonas 1ª Edição.

Atualmente, a capital conta com 27 radares em funcionamento, responsáveis por fiscalizar excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres.

Com os novos equipamentos, o sistema passará a incluir radares de detecção de eixo, tecnologia usada para monitorar caminhões e ônibus, garantindo que esses veículos permaneçam na faixa da direita.

Os primeiros radares com esse recurso estão sendo instalados na Avenida Ephigênio Salles e na Avenida Rodrigo Otávio, nas proximidades da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo o IMMU, o objetivo é reforçar a segurança viária em áreas de grande fluxo e reduzir acidentes envolvendo motociclistas e veículos de carga.

“Há muito desrespeito com relação às leis de trânsito nessa área. Recentemente, tivemos uma fatalidade aqui, onde um motociclista morreu após tentar passar entre dois caminhões. Certamente, se os veículos estivessem andando em fila, não teria acontecido o sinistro”, disse Leda Júnior.

De acordo com o IMMU, os novos equipamentos ainda não estão em funcionamento. Após a instalação, os radares passam por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) antes de começarem a registrar infrações.

“Damos um prazo de até seis meses para a população se adaptar. A ativação é divulgada com antecedência para que a população esteja atenta a essa fiscalização e não seja pega de surpresa”, completou o vice-presidente do órgão.

Além dos novos radares, o IMMU informou que estuda implantar um sistema de monitoramento de altura de veículos para evitar colisões com limitadores, como as que ocorrem em passagens e viadutos.

Técnicos do instituto já foram enviados a São Paulo para treinamento sobre o novo modelo de fiscalização.

A expansão também contempla regiões com alto índice de acidentes, como o entorno da Base Aérea de Manaus, na zona sul. “A intenção não é arrecadar, e sim reduzir mortes no trânsito”, destacou Leda Júnior.

O IMMU reforçou que a ampliação da fiscalização eletrônica tem contribuído para a diminuição dos sinistros e das vítimas graves no trânsito da capital amazonense.

*Com informações do G1 Amazonas

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso

Deixe um comentário