A Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia dos Pais, aponta que 97% dos consumidores de Manaus pretendem comprar presentes para a data, priorizando compras presenciais e roupas como principal escolha. O estudo foi realizado pela Fecormércio AM, através do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), nos dias 5 e 6 de junho de 2025.
O levantamento entrevistou 1.199 consumidores do comércio varejista da capital, homens e mulheres acima de 18 anos de todas as classes econômicas. Apenas 3% dos entrevistados não pretendem comprar presentes, citando como principais motivos a ausência de alguém para presentear (65%), a intenção de presentear em outro momento (24%) ou restrição no orçamento doméstico (12%).
Entre os que vão às compras, 51% devem adquiri-los na semana da comemoração, 23% na véspera, 16% com até duas semanas de antecedência e 10% no próprio Dia dos Pais.
O pai é o principal homenageado, sendo citado por 59% dos participantes, seguido pelo esposo (21%), sogro (7%), avô (5%) e filho (3%). Outros familiares, como padrasto, mãe e tio, foram citados por 5% dos participantes.
Quanto à quantidade, 77% afirmaram que comprarão apenas um presente, enquanto 23% pretendem adquirir mais de um item.
O valor mais comum a ser gasto é de R$ 81 a R$ 150, faixa indicada por 42% dos consumidores, seguida por R$ 151 a R$ 250 (31%). Gastos acima de R$ 400 são planejados por 4% dos entrevistados.
Opções de presente e canais de compra
Roupas aparecem como principal opção, citadas por 33% dos consumidores, seguidas por calçados (17%), acessórios (17%), perfumes e cosméticos (15%) e refeições especiais (5%). Outros itens, como eletrônicos, artigos esportivos, ferramentas e passeios, também foram mencionados.
As compras presenciais concentram 93% das intenções, com preferência por shopping centers (53%), Centro da cidade (29%), lojas de bairro (15%) e hipermercados (3%). No ambiente online, 53% optam por sites e lojas virtuais, 34% pelo Instagram, 7% pelo Facebook e 6% pelo WhatsApp.
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Formas de pagamento e critérios de escolha
O pagamento à vista, incluindo dinheiro e Pix, é o mais utilizado (54%), seguido por cartão de crédito (37%) e crediário ou carnê (9%). Entre os fatores que influenciam a escolha do local de compra, promoções e ofertas lideram (28%), seguidas pela qualidade dos produtos (20%), atendimento (10%) e diversidade (9%).
O mau atendimento é a principal causa de desistência (32%), seguido por preço elevado (23%), má qualidade dos produtos ou serviços (12%), falta de segurança (9%) e valor do frete (6%).
Os dados apontam oportunidades para o comércio local investir em promoções direcionadas, qualificação de atendimento e estratégias de presença digital, especialmente no Instagram e em lojas virtuais, para captar consumidores que também utilizam canais online.
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