O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona norte de Manaus, realizou 2.114.381 exames laboratoriais entre junho de 2024 e julho de 2025.
A média diária supera 5,7 mil procedimentos. De janeiro a julho de 2025, o total foi de 1.093.184 exames. A unidade é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
A projeção da gestão é terminar 2025 com pelo menos 100 mil exames acima do total de 2024 (janeiro a dezembro). Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o incremento decorre de aportes do governo estadual.
“Os recursos do estado foram fundamentais para a modernização do parque tecnológico do hospital, aquisição de novos equipamentos, ampliação de processos e qualificação das equipes”, afirma.
O Hospital Delphina Aziz é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). De acordo com o diretor executivo do instituto, Cristian Tassi, o laboratório realiza, no próprio hospital, a dosagem dos imunossupressores tacrolimus, sirolimus e everolimus, usados no acompanhamento de pacientes transplantados.
“O Delphina é o único hospital do Amazonas a oferecer esse exame internamente, garantindo mais agilidade e segurança no acompanhamento médico”, reforça.
A gestão informa que a ampliação da capacidade e a oferta de resultados on-line, pelo portal do paciente, reduziram tempo de espera em exames ambulatoriais externos, que podem ser acessados sem retorno presencial.
O Hospital Delphina Aziz integra o Complexo Hospitalar Norte, ao lado da UPA Campos Salles.
Espia mais: