Estudantes do Amazonas conquistam medalhas em olimpíada de matémática no Japão

Estudantes de rede estadual do Amazonas ganham 6 medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática. (Foto: Divulgação)

A delegação de estudantes do Amazonas conquistou uma impressionante vitória na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) 2025, realizada em Tóquio, Japão, no dia 3 de agosto. Seis alunos da rede estadual de ensino voltam para casa com medalhas de bronze, enquanto 13 outros receberam Menção Honrosa pelo desempenho excepcional na competição.

A competição contou com a participação de 1,6 mil estudantes de 19 países, sendo 200 representantes do Brasil e 21 do Amazonas. Os alunos, que receberam apoio do Governo do Amazonas para representar o estado na AIMO, foram selecionados com base em seu desempenho em competições nacionais e internacionais, como o International Talent Mathematics Contest (ITMC) realizado em fevereiro deste ano, em Bangkok, na Tailândia.

Entre os medalhistas, destacam-se os alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça 2 (CMPM 2), localizado na zona norte de Manaus. Os estudantes Ismael Abner de Souza Fonseca, Sara Elis Peron Castro, Emanuella Barroso dos Santos, Matheus Henrique Lemos Nogueira e Carlos Eduardo Carvalho e Carvalho conquistaram medalhas de bronze, enquanto Heloisa Victória Mendonça Sales, Bárbara Sophia Mendonça Ferreira e Geovanna Ramos Alencar receberam Menção Honrosa.

“É um sentimento de dever cumprido. Viemos aqui para isso, conseguimos cumprir o que planejamos. Ficamos muito felizes por poder orgulhar as pessoas que confiaram em nós”, declarou Emanuella Barroso, medalhista do 9º ano do Ensino Fundamental, emocionada com a conquista.

A competição, que envolveu estudantes desde o 4º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, teve provas exigentes que desafiaram as habilidades matemáticas dos participantes. Os alunos amazonenses mostraram grande dedicação durante os meses de preparação, orientados por professores experientes e acompanhados pelo projeto “Turma Olímpica”, liderado pelo professor Wellington Morais.

“O resultado expressivo em nível internacional é fruto do empenho e dedicação de nossos alunos e professores. Superar desafios no ensino da Matemática é uma das grandes conquistas, e este é um reflexo das políticas públicas de ensino do Amazonas”, comemorou o professor Wellington Morais, que já acompanhou alunos em competições na Índia, Taiwan e Tailândia.

Além dos alunos do CETI Marcantonio Vilaça 2, também se destacaram os estudantes da Escola Estadual (EE) Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM 5), situada na zona centro-sul de Manaus. Fábio William Viana, aluno da CMPM 5, também conquistou medalha de bronze. Outros alunos da escola, como McLean Queiroz, João Pedro Dias, João Felipe Belmont e vários outros, receberam Menção Honrosa.

Esse resultado impressionante não apenas reflete o esforço dos estudantes, mas também a dedicação dos educadores e o apoio contínuo do Governo do Amazonas para promover a educação de qualidade, especialmente nas áreas de matemática e ciências.

Com esses resultados, os estudantes do Amazonas não só colocam o estado no mapa das grandes conquistas internacionais, mas também inspiram outros jovens a seguir suas paixões pela Matemática e a se dedicar a desafios de nível mundial.

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso

Deixe um comentário