Defesa Civil testa envio de alertas em celulares em Manaus neste sábado, 20

Agente da Defesa Civil Brasil com colete laranja utiliza celular para operação de alertas
Defesa Civil realiza teste de envio de alertas em celulares como parte do novo sistema nacional (Foto: Reprodução/Gov.br)

População vai receber mensagens e sinais sonoros em celulares durante simulação

Neste sábado (20), moradores de Manaus vão receber em seus celulares mensagens e sinais sonoros referentes ao teste de implantação do sistema nacional “Defesa Civil Alerta”. A ferramenta, criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações, já funciona em outras regiões do país e passa a ser testada na região Norte.

O sistema tem como objetivo enviar avisos à população sobre riscos de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos e vendavais.

Diferente do envio por SMS ou aplicativos de mensagens, o “Defesa Civil Alerta” não exige cadastro prévio: basta ter um celular Android ou iOS lançado a partir de 2020, com cobertura 4G ou 5G.

Como será o teste

De acordo com a Prefeitura de Manaus, o teste está previsto para o período da tarde. A população vai receber no celular uma mensagem acompanhada de um sinal sonoro ou vibração, mesmo que o aparelho esteja em uso. O aviso deixará claro que se trata de uma simulação.

“Será um teste, não entrem em pânico. É apenas para verificar o funcionamento da plataforma, que está sendo implantada pelo governo federal em conjunto com Estado e município”, explicou o secretário-executivo de Defesa Civil de Manaus, Lima Júnior.

Tipos de alerta

Quando estiver em pleno funcionamento, o sistema poderá emitir dois níveis de notificação: extremo e severo.

  • O alerta extremo é o mais crítico, acionando um som semelhante a uma sirene, mesmo que o celular esteja no modo silencioso, em situações que exigem evacuação imediata ou busca por abrigo.
  • O alerta severo indica risco elevado, mas com tempo maior para que a população se prepare, emitindo um “beep” parecido com o do SMS.

Operação em Manaus

Nesta primeira fase, os alertas serão emitidos nacionalmente, mas agentes da Defesa Civil em Manaus já recebem capacitação para operar o sistema localmente.

A capital amazonense será a primeira do Norte a utilizar a plataforma, que funcionará de forma complementar a outros canais de alerta já existentes, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.

Espia mais:

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso