O incêndio de grandes proporções que atingiu as fábricas da Effa Motors e da Valfilm da Amazônia, no Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus, foi totalmente confinado após mais de 35 horas de combate. As informações são do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que iniciou, nesta quinta-feira (7), a fase de rescaldo, trabalho que deve durar ainda pelo menos dois dias.
“Com certeza, este é o maior incêndio que Manaus já enfrentou”, afirmou o comandante-geral do CBMAM, coronel Muniz. Segundo ele, apesar de controlado, o local ainda exige monitoramento intenso para evitar novos focos de incêndio.
O fogo começou por volta das 12h da última terça-feira (5), em uma linha de produção da fábrica da Effa Motors, após faíscas de solda atingirem um produto químico inflamável. O incêndio se espalhou rapidamente, atingindo também a estrutura da empresa Valfilm da Amazônia. Mais de cem veículos estavam armazenados na área atingida.
200 bombeiros mobilizados
A operação contou com cerca de 200 bombeiros, 26 viaturas e apoio de diversas estruturas do Governo do Estado, que atuaram dia e noite para conter as chamas.
“Durante a noite e madrugada, avançamos no processo de extinção de todos os focos remanescentes. Agora seguimos retirando entulhos e garantindo que não haja mais risco de reignição”, disse Muniz.
Ele explicou ainda que o trabalho intenso ao longo da quarta-feira (6) e da madrugada desta quinta permitiu que o incêndio fosse confinado antes das 48 horas esperadas para situações dessa gravidade.
“Conseguimos preservar centenas de veículos e evitar uma tragédia ainda maior”, destacou o comandante.
Operação entra em fase final
Com o incêndio controlado, o CBMAM trabalha agora na retirada de entulho e no rescaldo da área. A operação deve ser encerrada até o fim do dia de hoje, mas equipes seguem monitorando o local nas próximas 48 horas para garantir a segurança da região.
Imagens das chamas e da nuvem de fumaça densa circularam pelas redes sociais e puderam ser vistas de vários bairros da cidade. Apesar do susto, não houve registro de feridos.
Espia mais: